quinta-feira, 25 de junho de 2009

Igreja de Santo Antônio será inundada



Uma parte da história de Porto Velho pode desaparecer. Trata-se da Igreja de Santo Antonio localizada às margens do rio Madeira.

O motivo é a inundação que poderá surgir com a construção da Usina de Santo Antônio, que fica próxima a igreja.

A denúncia é do professor e historiador Abnael Machado de Lima. Segundo Abnael Machado, os projetos apresentados pelas construtoras responsáveis pela obra não são garantias para a preservação do prédio. “A igreja será inundada pelo lago.

O patrimônio será destruído”, comentou. A Igreja de Santo Antônio fica muito próxima à barragem que está em processo de construção. De acordo com o pesquisador, apesar dos barrancos do rio Madeira ser altos, não protegem o prédio de uma grande inundação. Procurados para falar sobre o assunto, os responsáveis pela obra da Usina de Santo Antônio não foram localizados para comentar.

Primeira igreja A Igreja de Santo Antônio teve sua primeira construção datada em 1728. Nesse período ainda não existia a cidade de Porto Velho, apenas vilas isoladas, conta o pesquisados Abnael Machado. Registros históricos narram que a primeira capela construída às margens do rio Madeira foi destruída por uma tribo indígena.

A atual igreja foi reconstruída em 1912 e inaugurada em 1914. A Capela faz parte da cultura popular dos moradores da Vila de Santo Antônio e de outras famílias tradicionais da cidade. A tradicional festa de Santo Antônio, promovida pela igreja e comemorada todos os dias 13 de junho, animava a Vila de Santo Antônio. Tradição e história que podem desaparecer nas águas turvas do rio Madeira.
Por Adão Caldeira da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário